Geografia

Sunday, August 27, 2006

Agricultura,pecuária, extrativismo e indústria

AGRICULTURA
Agricultura é o trabalho de cultivar aterra, plantar e colher. As pessoas que se dedicam à agricultura são chamadas de agricultores ou lavradores.
Os produtos agrícolas podem servir como alimento ou como material a ser transformado pela indústria. Por exemplo, as indústrias transformam o algodão em fios e tecidos, a soja em óleo, o trigo em farinha, etc...
Para obter uma boa produção agrícola, é preciso, entre outros fatores:
- escolher a cultura adequada ao solo e ao clima;
- empregar sementes e mudas de boa qualidade;
- irrigar ( molhar) os solos secos e drenar (secar) os solos encharcados;
- usar adubos adequados ao solo, quando necessário;
- não fazer queimadas entre os plantios para não destruir a camada fértil do solo;

PECUÁRIA
Pecuária é o trabalho de criar e cuidar do gado.
Pecuarista é o dono do gado. As pessoas que trabalham na pecuária recebem diversos nomes: peões, vaqueiros, pastores, etc...
Há diferentes tipos de gado: bovino ( bois), suíno ( porcos), ovino( ovelhas),caprino ( cabras),bufalino ( búfalos),asinino (asno) e muar ( burro).
De cada tipo de gado retiramos determinados alimentos e materiais para a indústria. Por exemplo, leite, carne, banha, ossos,couro,etc...
Muitos animais, como os cavalos, burros, mulas, jegues,bois, servem também para o transporte de pessoas e cargas.
A criação de outros tipos de animais também é desenvolvida em alguns municípios:
- avicultura: criação de aves
- apicultura: criação de abelhas
- sericicultura: criação do bicho – da – seda
- ranicultura: criação de rãs
- piscicultura: criação de peixes.

ATIVIDADES
1- Responda no caderno:
a) O que é agricultura?
b) Para que servem os produtos agrícolas?
c) Como se chama quem trabalha na agricultura?
d) Escreva alguns produtos que são produzidos no campo e vendidos na cidade.
e) O que é pecuária?
f) Quem são os pecuaristas?
g) O que a pecuária fornece?


EXTRATIVISMO
Extrativismo é a retirada de recursos da Natureza pelo homem.
- Extrativismo mineral: é a retirada de minérios do solo ou do subsolo ( camada que vem abaixo do solo). Os minérios servem como combustíveis ( petróleo), material para construções e ferramentas ( ferro), material para produtos elétricos, etc...
O trabalho de extração de minérios chama-se mineração e as pessoas que trabalham na mineração denominam-se mineiros.
- Extrativismo vegetal: coleta de frutos da mata, derrubada de árvores para a obtenção de madeira e celulose, extração de palmito, retirada do látex da seringueira ( produto para a fabricação da borracha).
- Extrativismo animal: a pesca e a caça. A pesca pode ser feita com anzol, armadilhas ou redes.

INDÚSTRIA
Indústria é a atividade econômica que extrai a matéria – prima da Natureza e a transforma em produtos industrializados. Matéria – prima é todo material usado na fabricação de produtos.
- Indústria extrativa: é aquela que extrai, ou seja, retira as matérias – primas da Natureza. Por exemplo: empresas madeireiras, de mineração, de coleta de palmito, castanha – do –pará, castanha de caju, sisal ( para fabricação de um tipo de corda)
- Indústria de transformação: transforma a matéria – prima em produtos industrializados. Há dois tipos:
* Indústria de bens de consumo: elabora (fabrica) produtos que as pessoas consomem diretamente: alimentos, bebidas, roupas, eletrodomésticos, remédios, etc...Exemplo: indústria siderúrgica:fabrica o aço, que pode ser consumido diretamente na construção de prédios, por exemplo.
* Indústria de base: fabrica produtos que são usados por outras indústrias para fazer novos produtos .Exemplo: indústria metalúrgica: fabrica motores, que serão utilizados em outras indústrias como montadoras de carros,etc...
Os trabalhadores das indústrias são chamados de industriários. Os donos das indústrias denominam-se industriais.

ATIVIDADES

1- Responda no caderno:
a) O que é extrativismo?
b) Quais são os tipos de extrativismo que existem?
c) Dê exemplos de atividades do extrativismo animal.
d) Dê exemplos de atividades do extrativismo vegetal.
e) O que é indústria?
f) Em sua opinião, por que as indústrias são importantes?
g) O que é matéria – prima?
h) Como são chamados os produtos transformados nas indústrias?

Postado por Denise Figueiredo

38 Comments:

At 8:39 AM, Blogger aninhagta said...

adorei isso é igual a escola ate atividade tem

 
At 3:31 AM, Anonymous Anonymous said...

Verdade Minha sala de Aula kkk Minha Professora de Geografia Ta fazendo Oke aii Rs Aiii

 
At 7:29 AM, Blogger rayane_anegatinha said...

adorei isso tudo velho eu vou dar exatamente o que esta ai nas perguntas o site ta de parabens.

 
At 7:31 AM, Blogger rayane_anegatinha said...

eu acho bem legal esse assunto pois fala sobre o interior e cidade grande ao mesmo tempo e vai cair na minha prova de geografia ta de parabens

 
At 7:31 AM, Blogger rayane_anegatinha said...

gostei de maissssssssssssssssssssss

 
At 7:32 AM, Blogger rayane_anegatinha said...

é igual a minha escola

 
At 1:44 PM, Blogger Unknown said...

adorei o conteúdo sobre as industriá ate parece que minha professora é que esta dando aula

 
At 3:30 PM, Blogger Nathalia Seben e Ana Clara said...

Yeba!!!!!!! Graças a esse blog vou me dar bem na prova de amanhã!! Eu faltei na escola segunda, e tinha um trabalho de Geografia!! Terça a prof me deu o trabalho e eu fiz, mas hoje quarta-feira a prof me pediu o caderno para ela corrigir, e eu deixei com ela!! Mas a prof passou a mesma questão dessa aí!! Vlw dona!!

 
At 10:25 AM, Blogger Unknown said...

Nossa eu escrevei isso tudo atoa noi caderno mais me respondam o que a pecuária fornece?

 
At 10:27 AM, Blogger Unknown said...

Nossa eu escrevei isso tudo atoa noi caderno mais me respondam o que a pecuária fornece?

 
At 9:29 AM, Blogger Unknown said...

mt bom adoreii

 
At 2:46 AM, Blogger Fernanda said...

Minha professora também passou aqui.kkkk

 
At 10:31 AM, Blogger Unknown said...

fechei a minha prova de geografia graças a esse site, muito obrigado ou dono do site.

 
At 10:31 AM, Blogger Unknown said...

fechei a minha prova de geografia graças a esse site, muito obrigado ou dono do site.

 
At 4:12 AM, Blogger Unknown said...

amei,amei,ameii site muito bom

 
At 8:35 PM, Blogger Unknown said...

Muito bom me ajudou muito no meu trabalho de geográfia amei o site

 
At 6:59 AM, Blogger Itspaulo said...

Gostei muito do post me ajudou no trabalho de ciencias]

 
At 12:03 PM, Blogger Unknown said...

gostaria de saber como se chama o proficional que auxilia na producao agricula

 
At 12:03 PM, Blogger Unknown said...

gostaria de saber como se chama o proficional que auxilia na producao agricula

 
At 9:47 AM, Blogger Unknown said...

I loved it so much

 
At 6:23 AM, Blogger Unknown said...

Você é muita brega

 
At 6:23 AM, Blogger Unknown said...

Afinal garota

 
At 7:12 AM, Blogger Unknown said...

Sabe se chama merda

 
At 7:13 AM, Blogger Unknown said...

Jehsthg

 
At 7:13 AM, Blogger Unknown said...

Ciência

 
At 10:44 AM, Blogger Unknown said...

o̾i̾

 
At 9:54 AM, Blogger Unknown said...

Adorei foi muito útil peu trabalho de escola

 
At 7:20 PM, Blogger Unknown said...

:/

 
At 7:23 PM, Blogger Unknown said...

Eu odiei de maiiiiiiiiiis

 
At 3:21 PM, Blogger Unknown said...

Eu ameiii amanhã vou me da bem na prova

 
At 12:29 PM, Blogger Bia said...

Gostei, minha professora mandou uma atividade que e sobre isso (menos a industria), quando le esse site encontre tudo resumido. Obriga da por existir, por que tinha um pouco de duvida mais agora nao tenho mais.


(meu nome completo e Beatrix Hoornweg van Rij Pizzinato)

 
At 6:27 PM, Anonymous Anonymous said...

Maravilhoso esse site

 
At 12:05 PM, Blogger Unknown said...

Amei o site!!!!!!

 
At 8:21 AM, Blogger Unknown said...

Qual eo Trabalho de compra e venda de produtos da agricultura pecuária e extrativismo

 
At 11:23 AM, Blogger Unknown said...

Jura

 
At 9:43 AM, Blogger Unknown said...

E brega msm tava errado

 
At 10:25 AM, Anonymous Anonymous said...

Gostei d++ o meu professor de geografia pediu um trabalho de recuperação mesmo eu n ficando de recuperação,vou fazer pra ganhar nota a mas kkkkkk,valeu aí criador!

 
At 8:22 PM, Blogger Conley Tiffany said...

Vi comentarios de personas que ya obtuvieron su préstamo del Sr. Pedro y decidí aplicar bajo sus recomendaciones y solo 5 días después confirmé mi préstamo en mi cuenta bancaria por un monto total de $ 850,000 .00 que solicité. Esto es realmente un Buenas noticias y estoy aconsejando a todos los que necesitan un prestamista de préstamos reales que presenten su solicitud a través de su correo electrónico: pedroloanss@gmail.com o whatsapp: +18632310632. Estoy feliz ahora que obtuve el préstamo que solicité.

 

Post a Comment

<< Home